Eduardo Paes e Governo do Rio negociam expansão do metrô em direção ao Recreio

Publicado em 11/04/2025 15:45

Rio - O prefeito Eduardo Paes informou, nesta sexta-feira (11), que conversou com o secretário estadual de Transporte, Washington Reis, e se mostrou favorável à expansão do metrô em direção ao Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, além da construção da Linha 6, atendendo Jacarepaguá e Zona Norte. Nas redes sociais, Paes ainda destacou que a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a financiar a obra. Por fim, contou que, em contrapartida, solicitou ao Estado a imediata integração do Riocard com o Jaé. Conversei agora pela manhã com o secretário de transportes do estado Washington Reis e encaminhei com ele a nossa posição favorável à expansão do metrô do Rio. Importante fazermos a linha seis(atendendo Jacarepaguá e a Zona Norte) e a ligação em direção ao Recreio dos…— Eduardo Paes (@eduardopaes)April 11, 2025 Nesta quinta-feira (10), o governadorCláudio Castro anunciou a retomada das obras da Estação Gávea, da Linha 4, na Zona Sul. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em três anos, após a mobilização do canteiro e a drenagem dos túneis. Durante o evento, estudantes se manifestaram contra o aumento na tarifa do metrô, que passará a custar R$ 7,90 a partir deste sábado (12). Além disso, exigiram mais rapidez nas obras e defenderam a permanência do metrô de superfície até que o novo projeto seja concluído. Integração do Riocard com Jaé O início da exclusividade do uso do Jaé como sistema de bilhetagem nos transportes públicos do Rio está marcado para o dia 1º de julho. Segundo o cronograma anunciado à época do lançamento, em julho do ano passado, todos os passageiros já deveriam estar viajando com o Jaé desde fevereiro do ano passado. No entanto, com as dificuldades para a implementação do serviço, o prazo foi adiado. De acordo com o prefeito, o modelo atual de bilhetagem eletrônica, baseado no RioCard, estaria sob o controle exclusivo das empresas, sem auditoria independente e sem informações precisas sobre o número de passageiros transportados, valores arrecadados e saldos remanescentes dos bilhetes. Paes afirma que a transição para o novo sistema permitirá à prefeitura reorganizar a rede de transporte com base em dados mais confiáveis. Paes destacou que a substituição do RioCard pelo Jaé atende a uma demanda da sociedade civil e do Ministério Público, com o objetivo de pôr fim à "caixa-preta" que envolve os transportes no Rio de Janeiro.

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